Portal do Usuário TW Direction

Análise de Cenário

O que é a Matriz SWOT?

A SWOT É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar instituições a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou projetos, sendo um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da instituição no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970.

 

 

 

Forças

elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.

 

 

Fraquezas

de forma análoga, os elementos e características de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência.

 

 

Oportunidades

sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade.

 

 

Ameaças

todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a instituição, e sobre os quais não se tem o controle, são ameaças para o negócio.


Quais as conclusões de uma Análise SWOT?

Após a identificação, priorização e combinação dos elementos de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a Análise SWOT irá demonstrar a predominância do tipo de estratégia a ser adotada pela instituição. Veja abaixo quais são os tipos de estratégia: 

 

 

Sobrevivência -> Estratégia Defensiva

Quando ameaças do ambiente externo torna que a instituição ainda mais vulnerável, devido aos seus pontos fracos.

Em caso de predominância do cenário de Sobrevivência, você pode consultar as principais causas de Ameaças e Fraquezas que influenciaram a situação. Neste caso, a sugestão é a adoção de uma Estratégia Defensiva, em função das ameaças do ambiente externo que torna a instituição ainda mais vulnerável, devido aos seus pontos fracos.

 

Manutenção -> Estratégia Analítica

Quando existem ameaças à vista, mas a instituição possui pontos forte que possam amenizá-las.

Em caso de predominância do cenário de Manutenção, você pode consultar as principais causas de Ameaças e Forças que influenciaram a situação. Neste caso, a sugestão é a adoção de uma Estratégia Analítica, em função das ameaças à vista, mas a instituição possui pontos forte que possam amenizá-las.

 

Desenvolvimento - Estratégia Prospectiva

Quando as oportunidades do ambiente não podem ser aproveitadas pela instituição, devido aos seus pontos fracos.

Em caso de predominância do cenário de Desenvolvimento, você pode consultar as principais causas de Oportunidades e Fraquezas que influenciaram a situação. Neste caso, a sugestão é a adoção de uma Estratégia Prospectiva, em função das oportunidades do ambiente não podem ser aproveitadas pela instituição, devido aos seus pontos fracos.

 

Crescimento -> - Estratégia Reativa

Quando as oportunidades do ambiente encontram um conjunto de pontos fortes na instituição que podem ajudá-la a tirar o máximo de proveito da situação.

Em caso de predominância do cenário de Crescimento você pode consultar as principais causas de Oportunidades e Forças que influenciaram a situação. Neste caso, a sugestão é a adoção de uma Estratégia Reativa, em função das oportunidades do ambiente encontram um conjunto de pontos fortes na instituição que podem ajudá-la a tirar o máximo de proveito da situação.


Qual o objetivo da Análise SWOT?

A Análise SWOT é o pilar para a construção de uma estratégia bem fundamentada, para que possa gerir um negócio rumo à  performance desejada. A conhecimento da predominância do cenário em que o negócio está inserido, entre manutenção, sobrevivência, desenvolvimento e crescimento é fundamental para a garantir a adoção de uma estratégia coerente com o momento.

Após a aplicação das técnicas que serão demonstradas a seguir, o objetivo do módulo Análise de Cenário é determinar a predominância do cenário do seu negócio, orientando qual tipo de estratégia deverá adotar entre defensiva, analítica, prospectiva ou reativa.


Como fazemos a Análise SWOT?

A SWOT realizada através do módulo Análise de Cenário ocorre de forma interativa e dinâmica, onde o usuário registra eventos no sistema, que possui uma base de classificações pré-configuradas, e a cada evento registrado, a classificação SWOT se torna obrigatória, gerando a Análise SWOT de forma automática.


Quais as técnicas disponíveis para realizar a Análise de Cenário e gerar a matriz SWOT?

 

 

Brainstorming

É uma técnica que, por meio do compartilhamento espontâneo de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar insights de criatividade. O ideal é que envolva um número mais elevado de participantes, de preferência pessoas ativas na empresa, mas que tragam perspectivas diferentes.

 

É uma técnica para avaliar  o nível de conformidade da sua instituição em relação às leis, regulamentos externos e internos. O objetivo é evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam existir.

 

Conjuntura

É uma técnica para avaliar o conjunto de acontecimentos em um determinado momento. São circunstâncias e ocasiões que influenciam coletivamente em determinados aspectos, sejam econômicos, mercadológicos, políticos, sociais entre outros. 


Como realizar a leitura do cenário?

Após aplicar as técnicas demonstradas logo acima, o sistema dispõem o Análise SWOT e identificar a predominância de cenário. Você pode visualizar ao lado direito da tela principal do módulo, basta pressionar os botões e o sistema irá demonstrar os registros das causas consolidadas que justificam o enquadramento do cenário.

Antes de iniciar, realize as Configurações das Classificações SWOT para que os usuários possam selecionar as opções de acordo com o cenário da instituição e entenda como funciona o fluxo do sub processo Análise de Cenário considerando o relacionamento entre as funcionalidades e a saída para a Formulação Estratégica.


Copyright © 2022 | TW Estruturação e Direcionamento