Portal do Usuário TW Direction

Indicadores

O que é Indicador de Desempenho?

É um instrumento de gestão essencial para medir o resultado de uma instituição. Através deles, é possível acompanhar se metas estabelecidas para os seus objetivos estão sendo alcançadas e qual o percentual de melhoria ou piora em relação aso histórico.

Sua característica principal é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão (divisão matemática) entre duas informações. Se não houver uma divisão entre duas informações, então ainda não existe um indicador genuíno, apenas uma informação ou número puro. Os indicadores podem ser divididos em dois níveis, são eles:

1º Nível

Taxa: tipo de indicador que se caracteriza por uma divisão entre duas informações de mesma grandeza gerando, como resultante do cálculo, um valor que pode ser expresso em porcentagem (%, se multiplicado por 100). A taxa é considerada um bom indicador.

Índice: tipo de indicador que se caracteriza por uma divisão entre duas informações de grandezas distintas gerando um valor que não pode ser expresso em porcentagem, mesmo que multiplicado por 100. Trata-se, portanto, de uma unidade típica e dependente das duas grandezas que estão sendo divididas. O índice é considerado um indicador ideal cuja utilização na estrutura de indicadores da organização deve ser incentivada.

2º Nível

Driver: indicador também conhecido como construtor, de plantação, de meio, de esforço, leading, direcionador, item de verificação, de causa, caracteriza-se pela possibilidade de ser gerenciado pela cobrança, já que consiste em um esforço particularizado capaz de construir outro indicador maior.

Outcome: também conhecido como construído, de colheita, de fim de resultado, lagging, resultante, item de controle, de efeito; caracteriza-se por ser um indicador menos gerenciável e que se origina da “torcida” (oração, pensamento positivo, etc.) dos gestores, caso não haja seus desdobramentos em indicadores drives.

Como adotar um indicador de desempenho?

 

Foque em pontos de controle chave

Ao invés de escolher vários indicadores de desempenho para estabelecer as métricas, você deve focar em pontos chave. Cada negócio é diferente, sendo difícil estabelecer exatamente qual número de indicadores de desempenho cada um deve adorta. Mas sugerimos que o número ideal está entre 10 e 15 indicadores de desempenho estratégicos. 

 

Considere o passado e o futuro

Existem dois tipos de indicadores, os que lhe informam como foi o passado e o outro tipo que lhe informa como será no futuro. Os dois tipos são importantes na estruturação do seu Modelo de Gestão.

 

Considere o seu momento

Negócios iniciando: normalmente focam em indicadores relacionados à validação do seu modelo de negócio;

Empresa já estabelecidas: normalmente foram em métricas tais como: custo por aquisição e valor vitalício de cliente.

 

Entenda como funciona o fluxo do subprocesso considerando o relacionamento entre as funcionalidades, a entrada do módulo Modelo de Gestão e a saída para o módulo Apuração da Performance:

1º Passo: Pressione o botão "Indicadores” na tela principal.


Item

Função

Descrição Funcional

Item

Função

Descrição Funcional

1

Lançamento de Dados Manuais

Caso a instituição não tenha uma base de dados estrutura para coleta e processamento dos Indicadores de Desempenho, através desta funcionalidade é possível estruturar a base de dados e disponibiliza uma interface para o usuários alimentar.

2

Acompanhar Análises Críticas

Para cada Indicador de Desempenho, é possível registrar e acompanhar uma Análise Crítica. Esta funcionalidade é destinada ao gerenciamento os eventos ainda não finalizados.

3

Dashboard de Indicadores

Funcionalidade destinada à exibição gráfica dos Indicadores de Desempenho.

4

Análise Dinâmica

Funcionalidade de Business Intelligence onde o usuário terá a opção de manipular a visualização dos dados de forma dinâmica.

 

Copyright © 2022 | TW Estruturação e Direcionamento